Visualizações de páginas da semana passada

domingo, 17 de julho de 2011

Thiago Tavares intensifica preparação para o UFC Rio

Único catarinense confirmado para a próxima edição do UFC (Ultimate Fighting Championship), que pela primeira vez será disputado no Brasil, o manezinho Thiago Tavares, 26 anos, voltará a subir ao ringue em seu país cinco anos depois de sua última luta aqui. No dia 27 de agosto, Tavares enfrentará o norte-americano Spencer Fisher no UFC Rio.

Com 15 vitórias, um empate e apenas quatro derrotas no currículo, Tavares mistura força e agilidade, raro para um peso-leve (até 70 kg) e é reconhecido por sua explosão dentro do octógono. Tais habilidades só são possíveis por conta do intenso treinamento ao qual o atleta se submete todos os dias.

Em abril, quando recebeu a notícia de que lutaria no UFC Rio, ele se reuniu com toda sua equipe – que conta com um preparador físico, dois treinadores de boxe, um de jiu-jitsu e outro de muay thai – e montou um planejamento de 18 semanas de treinos pesados. Um dos treinadores de boxe é o pugilista Kelson Pinto, medalha de prata no Pan-americano de Winnipeg, em 1999. “A minha estrutura hoje aqui em Florianópolis é parelha à americana. Meus professores são os melhores do Brasil”, ressaltou.

Tavares treina em média três vezes por dia, com exceção dos fins de semana. Sábados e domingos, o lutador treina “apenas” em dois períodos.

Às vezes, os próprios treinadores têm que conter o ímpeto de treinar de Tavares. “De vez em quando, temos que chamar a atenção dele: ‘Thiago, maneira nos treinos’. E ele diz: ‘Para que descansar se depois terei a eternidade toda para isso?”’, contou o professor de boxe Kevin Souza, às gargalhadas.
Inspiração nos irmãos Gracie
Thiago Tavares deu os primeiros passos no tatame no judô com apenas cinco anos. Aos nove, incentivado pelo ídolo Royce Gracie – campeão da primeira edição do UFC, em 1993 –, foi um dos primeiros manezinhos a iniciar no jiu-jitsu.

Três anos depois, em seu primeiro Brasileiro, Tavares conquistou o vice-campeonato e descobriu o que queria para seu futuro. “Ali tive a certeza de que queria lutar. Via as lutas dos irmãos Gracie e pensava: quero fazer isso, quero isso para mim”, afirmou.

Com 17 anos, foi para os Estados Unidos e tornou-se o primeiro catarinense a praticar MMA (Mixed Martial Arts). Após morar um ano na Holanda e ficar 12 lutas invicto em primeiro lugar no ranking europeu, ele ingressou no UFC. Em sua estreia, em Las Vegas, ganhou do japonês Naoyuki Kotani por unanimidade.

Agora, perto de fazer sua 11ª luta no UFC e, pela primeira vez diante da torcida brasileira, não esconde a euforia. “O UFC Rio entrará para a história. O Spencer Fisher não sabe o manezinho que ele irá encontrar em cima do ringue”, disparou.
Parceria há mais de uma década
A parceria de Thiago Tavares com o preparador físico Guiga Meirelles vai muito além do tatame. Os dois treinam juntos, judô e jiu-jitsu, desde quando tinham dez anos. Em 2006, Meirelles se especializou na preparação física para MMA e passou a trabalhar com Tavares.

Segundo o preparador físico, a programação das atividades é sempre feita em conjunto com o lutador. “No final de cada dia, sentamos, conversamos e analisamos se está tudo certo. Sempre escuto a opinião do Thiago, afinal é o corpo dele que me dá as respostas sobre o caminho que devemos seguir. Treinar MMA é muito complicado. A sobrecarga de treinos e de lutas faz com que o feedback do atleta seja indispensável para o sucesso da preparação física”, afirmou.
PERFIL
Mais sobre o lutador
Nome: Thiago de Mello Tavares
Categoria: Peso-leve
Nascimento: 8 de novembro de 1984, em Florianópolis
Lutas: 20
Vitórias: 15
Empates: 1
Derrotas: 4



Nenhum comentário:

Postar um comentário